sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Político alvo de falsas denúncias, já sabe quanto vai receber da BBC...

De OGlobo.com.br

A BBC concordou em pagar 185 mil libras (mais de R$ 600 mil) na quinta-feira ao lorde Alistair McAlpine, ex-tesoureiro do Partido Conservador britânico, que foi alvo de falsas denúncias de envolvimento em um caso de pedofilia na edição do programa “Newsnight” veiculado no último dia 2.

A indenização é mais um capítulo de uma crise de credibilidade que abalou profundamente a tradicional emissora britânica.

O nome de McAlpine não chegou a ser anunciado publicamente pela reportagem, mas a descrição do acusado possibilitou a outros veículos de comunicação do país chegarem ao nome do político. No entanto, assim que o tesoureiro foi apontado como suspeito, sua suposta vítima veio a público negar que o conservador tivesse sido seu agressor.

“Estou muito contente por ter chegado a um acordo rápido com a BBC”, disse McAlpine em um comunicado. “Vamos agora continuar a procurar acordos com outras organizações que publicaram comentários difamatórios e indivíduos que usaram o Twitter para me difamar.”

O programa com a falsa denúncia contra McAlpine levou o diretor-geral da BBC, George Entwistle, a renunciar ao cargo menos de dois meses depois de assumi-lo. O executivo já estava sob pressão por causa das centenas de casos de abusos contra menores envolvendo o apresentador Jimmy Savile, morto em outubro de 2011 aos 84 anos. Savile teria cometido os crimes ao longo de quatro décadas.

A BBC também é acusada de ter engavetado uma edição do mesmo “Newsnight” que revelaria os abusos do apresentador, uma lenda da TV britânica, para, no lugar, veicular especiais de Natal em sua memória.


Nenhum comentário:

Postar um comentário