terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curitiba é a capital brasileira com melhor desenvolvimento social...

Do Valor Econômico
Curitiba é a capital brasileira mais bem colocada no ranking de capitais elaborado pelo Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios (ISDM), apresentado hoje pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP). Com nota 6,05, acima da média nacional 5, a capital paranaense também teve bom desempenho nas cinco áreas que compõem o novo índice da FGV: habitação, renda, trabalho, educação e saúde e segurança.
Belo Horizonte (6,01), Florianópolis (5,96), Vitória (5,93) e Porto Alegre (5,90) completam a lista das cinco capitais com melhor desenvolvimento, de acordo com o ISDM. Manaus (4,90), Boa Vista (4,89), Porto Velho (4,86), Maceió (4,84) e Macapá (4,51) são as cinco capitais com o pior desempenho no indicador.
São Paulo, a cidade mais rica do país, aparece em nono lugar na lista de capitais, com nota 5,64. A cidade não consegue figurar entre as cinco melhores capitais de Estado em nenhuma das áreas analisadas pelo ISDM. André Portela de Sousa, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da FGV, explica que as comparações são feitas considerando as proporcionalidades que caracterizam cada unidade federativa pesquisada, o que significa que a capital paulista “tem lição de casa a fazer” nas suas políticas sociais.
     

O município com o melhor ISDM é Trabiju, no interior paulista, com nota 6,28. O pior, Uiramutã, em Roraima, com nota bem abaixo da média nacional: 0,55.
O ISDM é composto por 28 indicadores básicos, cujos pesos são levados em conta para o fechamento da nota agregada do índice, que tem média nacional 5. Quanto maior a nota do município, maior é sua taxa de desenvolvimento. A nota final é tirada de uma média simples de cada dimensão numa escala de 0 a 10.



Nenhum comentário:

Postar um comentário