Com um PIB de US$ 40 bilhões (2011), com poucos parceiros comerciais e com uma população de cerca de 24 milhões habitantes, além de não ter muito o que oferecer de positivo a população e ao mundo, a Coreia do Norte parece preparar um novo teste de míssil de longo alcance, segundo imagens obtidas pelo operador comercial de imagens de satélite DigitalGlobe Inc. As novas imagens mostram uma atividade crescente em Sohae (noroeste), onde aconteceu um lançamento frustrado de um foguete em abril de 2012, segundo a DigitalGlobe.
"Com o nível de atividade observado em termos de caminhões e pessoas, se a Coreia do Norte desejar, pode realizar o quinto teste de lançamento de satélite nas próximas três semanas", destacou a empresa. Os preparativos são similares aos observados antes de uma operação em abril.
O foguete de abril - um Taepodong-2 com alcance de 6.700 km, segundo analistas ocidentais - deveria colocar em órbita um satélite de uso civil segundo Pyongyang, mas Seul, Washington e seus aliados acreditam que era uma nova etapa na preparação de um míssil com ogiva nuclear.
Nenhum comentário:
Postar um comentário