O Grupo Neoenergia, por meio do Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Aneel, lançou no mercado o processo de coleta de preços para o projeto executivo e instalação da Usina Solar Fotovoltaica em Fernando de Noronha. Cerca de 25 empresas nacionais e estrangeiras foram convidadas para participar.
Nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, representantes dessas instituições realizarão uma visita técnica ao local onde será instalado o empreendimento com a finalidade de conhecer melhor o projeto. A vencedora será responsável pela aquisição, transporte e instalação da usina além do monitoramento e manutenção por um ano. A intenção é que a geração da energia seja iniciada até agosto de 2013.
Localizada no Comando da Aeronáutica, em um terreno de 7 mil m², próximo ao aeroporto de Fernando de Noronha, a nova geradora terá uma potência instalada de 400 kWp, o que resulta na geração estimada de 600 mil kWh/ano, cerca de 6% do consumo de toda a Ilha. Quando concluída, a usina será doada ao governo federal, que terá uma economia superior a R$ 100 mil/ano.
Além do benefício financeiro, a usina também proporcionará uma diminuição da utilização de óleo diesel na Usina Tubarão. No total, cerca de 200 mil litros, ou R$ 570 mil, deixarão de ser utilizados por ano.
Em parceria com os governos americano e alemão, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Agência de Cooperação Alemã (GIZ), a Celpe contratou o Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver o projeto básico da usina. A empresa alemã Younicos realizou o estudo de conexão e o National Renewable Energy Laboratory (NREL) promoveu os estudos iniciais.
A Usina Solar Fotovoltaica de Fernando de Noronha será a terceira usina instalada pelo Grupo Neoenergia. A primeira foi no estádio de Pituaçu, na Bahia. A segunda está sendo desenvolvida na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, confirmada como uma das 14 sedes da Copa do Mundo de 2012, como também da Copa das Confederações 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário