Do G1
Dilma em audiência com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e com comandantes militares no Palácio do Planalto
A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (23) a promoção de Dalva Maria Carvalho Mendes a contra-almirante da Marinha. Ela será a primeira mulher da história a ocupar um cargo de oficial general das Forças Armadas Brasileiras.
A decisão foi tomada durante reunião nesta tarde entre Dilma, o ministro da Defesa, Celso Amorim, e os comandantes das Forças Armadas Julio Soares de Moura Neto (Marinha), Enzo Martins Peri (Exército) e Juniti Saito (Aeronáutica).
A oficial Dalva deixará o cargo de capitão-de-mar-e-guerra para assumir o terceiro posto mais importante da Marinha, o de contra-almirante, que simboliza duas estrelas. O comandante da Marinha, chamado de almirante-de-esquadra, tem quatro estrelas. O posto de cinco estrelas só é assumido em caso de guerra.
O posto de contra-almirante que a oficial Dalva assumirá corresponde ao de general-de-brigada no Exército e ao de brigadeiro na Aeronáutica. Atualmente há 2.882 oficiais mulheres na Marinha, o que representa 33% do quadro total de oficiais, segundo informações da Marinha.
Além do nome de Dalva, Dilma assinou a promoção de outros oficiais das três forças, que deverão se apresentar à presidente, no Palácio do Planalto, porém sem data definida.
Perfil
A contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes, 56 anos, é carioca, viúva, tem dois filhos e ingressou na Marinha em 1981. Médica anestesista, chegou ao cargo de vice-diretora do Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro, em 2007. Em 2009, assumiu o posto de capitão-de-mar-e-guerra e atualmente é diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário