terça-feira, 27 de novembro de 2012

Internacional: CIE de imigrantes é pior que prisão, diz presidente de associação de penalistas italianos

    Do Agora Notícias

altOs controles devem levar em conta que estas pessoas não cometeram crime, afirma

“Os centros de identificação e expulsão de imigrantes são uma monstruosidade e devem ser elimindados". A afirmação é de Valerio Spigarelli, presidente da União das Câmaras Penais italianas, uma associação voluntária de penalistas de todo o país, e foi feita durante um debate promovido pela agência Adnkronos. As declarações foram feitas poucos dias após uma delegação da Ucpi ter visitado o CIE de Gradisca, na região de Friuli Venezia Giulia.

"O que eu vi ali, não vi em muitas prisões. A imagem é aquela do zoológico de Roma, onde existem tigres na jaula e que têm a disposição um pequeno pátio de cimento, onde eles podem tomar um pouco de banho de sol. Não sei se os demais CIEs estão nas mesmas condições, mas é simplesmente uma monstruosidade ", disse.

"Entendo que existe o problema de controle dos imigrantes clandestinos, mas esta pena é mais aflitiva que a pena de prisão. E assim como não se trata de uma detenção, não existem nem mesmo os benefícios previstos em casos de condenações penais. Na prisão, se você se comportar bem, você tem pelo menos a esperança de ter a sua liberdade antecipada. Nos CIEs, se você agir bem ou mal não muda nada, você tem que ficar ali 18 meses", afirma Spigarelli.

"O controle dos imigrantes deve ser feito respeitando os direitos humanos e, principalmente, certificando-se de que não se imponha uma pena extremamente aflitiva para quem não cometeu crime. Além disso, 18 meses [de detenção] é demais, uma verdadeira loucura”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário