O candidato derrotado à Presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, admitiu na tarde desta quinta-feira que foi derrotado também no Estado da Flórida, o único que ainda não concluiu a apuração de seus votos, dois dias depois do fechamento oficial das urnas. Por enquanto, o republicano está com 49,24% dos votos contra 49,90% do presidente reeleito, o democrata Barack Obama.
Os percentuais refletem uma diferença de 55.852 votos, bem mais do que os 537 de 2000, quando o Estado teve de recontar as suas cédulas para decidir a disputa entre o republicano George W. Bush (2001-2009) e o democrata Al Gore.
A letargia rendeu à Flórida inúmeras de pilhérias, principalmente, nos programas de TV, em meio as lembranças da traumática recontagem.
O Estado é o que detém, sozinho, o maior número de cadeiras no Colégio Eleitoral, 29. Caso o vença, Obama somará 332 votos no Colégio Eleitoral contra apenas 206 de Romney.
O prefeito do condado de Miami-Dade, Carlos Gimenez, citou o comprimento e a complexidade da cédula como exemplo. O condado responde por 10% dos votos do Estado, com quase 12 milhões de eleitores registrados.
O político emendou, entretanto, que considera a demora "indesculpável". Disse ainda que a longa espera que parte dos eleitores enfrentou foi "pior que num país de Terceiro Mundo".
Nenhum comentário:
Postar um comentário