segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Presidente do Banif diz que emigrantes portugueses podem ajudar mais...

As comunidades de portugueses fora de Portugal sempre têm contribuído (...), mas podem contribuir mais", afirmou Jorge Tomé, em declarações à agência Lusa.

Jorge Tomé falava à margem do evento "XI Encontro de Gerações - Contributos para Portugal", uma iniciativa do Banif, do Diário de Notícias da Madeira e do jornal de língua portuguesa Correio da Venezuela, que teve lugar no Centro Português de Caraca e contou com a participação do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.

Essa contribuição, apontou o mesmo responsável, poderá ser feita "não só na forma das tradicionais remessas de divisas, que é um contributo tradicional".

"Estas comunidades hoje têm uma outra expressão que é uma expressão empresarial e através dessa expressão empresarial podem entrosar-se mais, articular-se mais com as empresas portuguesas que operam em Portugal e fazer ativar muito mais o comércio internacional de importação e exportação", disse.

Por outro lado, explicou Jorge Tomé, "um dos fatores diferenciadores do Banif é exatamente a sua expressão nas comunidades portuguesas fora de Portugal, nomeadamente na Venezuela", um mercado que "é, de facto, dentro dos mercados do Banif fora de Portugal aquele que é mais expressivo e mais importante".

Sobre o evento Encontro de Gerações precisou que "o Banif tem estado associado a estes eventos desde o princípio, considerando a iniciativa "uma forma do Banif perceber melhor o mercado da comunidade portuguesa na Venezuela".

"Estão aqui sempre dois efeitos: um que é um efeito da responsabilidade social, cultural e o Banif tem que ter essa componente, outro é uma componente de negócio, uma componente estratégica do Banif. Portanto, associando estas duas vertentes eu diria que estar associado a estes encontros faz parte do programa de ação internacional do Banif de estar mais ligado a estas comunidades", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário