quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os números parciais da vitória de Obama e Sandy...






Com vitória já declarada, destrinchamos o que vem acontecendo nas apurações.

As contagens continuam nos Estados Unidos, apesar da vitória de Obama já ter sido proclamada. Apenas 14 Estados já encerraram suas contagens.

Os Estados que já encerraram a apuração são: o distrito de Columbia, Flórida, Delaware, Kentucky, Geórgia, Carolina do Norte, Havaí, Louisiana, Missouri, Dakota do Norte, Nebraska, Oklahoma, Dakota do Sul e Wyoming.

Num dos Estados mais importantes, Obama está vencendo Romney, na Flórida, por apenas cinco décimos, uma vantagem menor que um ponto, ainda falta concluir as apurações desse Estado.

No voto popular, os dois candidatos empataram em 49%.

No colégio eleitoral, a vitória de Obama foi de 303 a 206.

Entre os eleitores, 73% dos que foram às urnas eram brancos, 13% negros, 10% latinos e 3% asiáticos. Segundo pesquisa da CNN, Obama conquistou 55% dos votos femininos, mas só conseguiu convencer 45% dos eleitores homens.

Quanto à faixa etária, 60% dos eleitores com menos de 30 anos votaram em Obama, enquanto 56% dos maiores de 65 preferiram o candidato republicano.

 Sobre a origem dos eleitores, 62% dos que moram em áreas urbanas votaram em Obama, enquanto em zonas rurais a preferência foi de Romney, com 59% dos votos.
Alguns estados eram chave para a vitória, os chamados "swing states", que não tinham uma tendência partidária definida, como Ohio. Obama ganhou em todos eles. Além de Ohio, Michigan, Massachusetts, Colorado, California, Wisconsin, Iowa, Washington, Novo México, Oregon, Connecticut, Delaware, Maryland, Maine, Vermont, Rhode Island, Havaí, Nevada e o Distrito de Columbia votaram pelo democrata.

Já Romney venceu nos estados de Idaho, Montana, Arizona, Kansas, Nebraska, Virgínia Ocidental, Dakota do Norte, Dakota do Sur, Wyoming, Utah, Mississippi, Alabama, Tennessee, Carolina do Norte, Arkansas, Kentucky,Indiana, Oklahoma, Louisiana, Missouri, Carolina do Sur, Geórgia e Texas.

A Câmara continuará sob controle dos republicanos, que terão 222 assentos, enquanto os democratas ficarão com apenas 164. No Senado, no entanto, o domínio será democrata: 52 cadeiras contra 44.










Nenhum comentário:

Postar um comentário